Problemas com infiltração nas paredes são muito comuns, e o resultado estético é bastante desagradável. Quando os sinais da infiltração se manifestam nas paredes, surge a dúvida: o que eu devo fazer?

Existem maneiras de fazer a impermeabilização na parede, mas é preciso entender que quase sempre o sinal que se manifesta nela é resultado de uma infiltração em outro lugar.

Quando é o caso, impermeabilizar a parede não vai resolver a causa do problema – e há grandes chances dos problemas reaparecerem.

 

A origem do problema

Antes de falarmos sobre técnicas para impermeabilização de paredes, é preciso entender por que está ocorrendo a infiltração e resolver o problema na sua origem.

Fazer uma intervenção na parede, sendo que a umidade está vindo de outro local, não vai resolver o problema de maneira definitiva.

Dessa forma, cabe a pergunta: quais são as principais causas de infiltração na estrutura?

Lajes com impermeabilização mal feita

As lajes sem proteção são uma das maiores causas de problemas de infiltração e umidade na construção.

As lajes de cobertura que não receberam o tratamento de impermeabilização adequado permitem que a água percole causando problemas não apenas na própria laje mas também em outros elementos da estrutura.

A infiltração na laje é um problema sério. Ela pode causar exposição e corrosão de armaduras.

No caso das paredes, a água percolada causa mofo, bolor, descasca a pintura e deixa um aspecto visual bastante desagradável.

 

 

Infiltração oriunda da chuva na parte externa

É comum que durante o tempo surjam fissuras e rachaduras nas paredes, tanto do lado externo como interno.

Elas se dão devido às movimentações da estrutura decorrentes de variação climática, recalques de fundações, ou qualquer outro fenômeno a que a construção seja submetida.

Quando isso acontece, as fissuras passam a ser porta de entrada para a infiltração e percolação de água.

O resultado são bolhas na pintura, bolor e manchas em geral.

Caso esse seja o motivo das infiltrações, o problema nas paredes só será resolvido de maneira definitiva quando as fissuras e rachaduras forem devidamente tratadas.

 

Infiltração oriunda das vigas baldrames e fundações rasas (radier)

Outra origem muito comum de infiltrações nas paredes é a falha durante a impermeabilização da fundação, em especial, das vigas baldrames.

A umidade, nesse caso, percola em sentido ascendente, e os problemas ficam mais acentuados durante período chuvoso, quando o solo está mais saturado.

Esse é o pior cenário, pois as vigas baldrames estão em contato direto com o solo e a umidade, e resolver o problema depois da obra ter sido finalizada é muito difícil.

 

Infiltração oriunda de vazamento em tubulações

Em paredes por onde passam as tubulações de água e esgoto, é possível haver infiltração.

As conexões podem apresentar falhas e a água pode acabar vazando. Quando é identificado esse problema, assim como nos casos anteriores, é preciso sana-lo antes de fazer as intervenções nas paredes, caso contrário, o problema vai persistir.

Temos uma equipa especilista na identificação da origem do problema , pois é isso que vai solucionar de forma definitiva as infiltrações, entre em contato e peça um orçamento.